domingo, 2 de janeiro de 2011

Qual a influência dos factores do meio no comportamento dos animais?


A temperatura, a humidade e a luz são os factores do meio que mais influenciam os animais.
  
<><><><><><&gt
     Raposa-do-ártico no inverno
<><><><><><>
Raposa-do-ártico no verão

Cada espécie animal está adaptada a uma temperatura ambiente ideal para a manutenção das suas funções vitais. Em geral, nas regiões mais quentes, os animais têm menos gordura na pele do que nas regiões frias, os mamíferos têm pêlos mais finos e curtos e as aves têm menos penas. Alguns animais, de acordo com o fotoperíodo, isto é, o número de horas de luz diárias, mudam a cor da pelagem, caso dos mamíferos e da penugem, caso das aves, o que lhes permite camuflar-se, protegendo-se de predadores e facilitando a perseguição de presas. É o caso da raposa-do-ártico: no verão, a pelagem torna-se acastanhada e no inverno é branca.

Os animais que vivem nos desertos ou em climas muito secos reduzem as perdas de água diminuindo a produção de urina, aproveitando a água dos alimentos e reduzindo as suas actividades nas horas de menor humidade. As escamas e as carapaças são revestimentos que impedem a evaporação de água.

Tal como a temperatura e a humidade , a luz também determina os hábitos dos animais. Alguns animais tornam-se mais activos durante a noite, como por exemplo a coruja e o esquilo-voador; dizem-se, por isso, animais nocturnos. Outros animais mantêm-se mais activos durante o período de maior luminosidade: são os animais diurnos, como por exemplo as borboletas, as galinhas e os cães.

Os factores do meio influenciam as características físicas dos animais mas também o seu comportamento. Quando essses factores se tornam desfavoráveis, alguns animais alteram o seu comportamento de modo a adaptarem-se ao ambiente. A migração, a hibernação e a estivação são processos que os animais podem desencadear para sobreviverem face às variações dos factores do meio.

4 comentários:

Anónimo disse...

Gostei muio

Anónimo disse...

Este blog é muito interessante, parabéns!

Anónimo disse...

um blog muito interessante, parabéns gostei muito!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Anónimo disse...

adorei este blogue e mui interssante:p

Espero que tenhas gostado. Deixa sempre um comentário para me ajudar a melhorar o blogue.

Volta sempre