sábado, 24 de março de 2007

Importância da água








Nas últimas aulas do 2ºperíodo ouviram-me dizer várias vezes que sem a água nenhuma espécie, incluindo o homem, poderia sobreviver. Entre 65% a 70% do nosso próprio corpo é constituído por água.


Sem água não existia vida

Não podemos negar que a água é imprescindível à nossa vida. Teorias científicas, que trabalham na tentativa de descobrir a origem da vida no planeta Terra, atestam que ela teve início na água.

A água participa na protecção do embrião antes do nascimento e continua a actuar por toda a vida na manutenção da temperatura do corpo, no funcionamento das glândulas, na digestão, na lubrificação das articulações e tantas outras funções. 90% do corpo de um recém-nascido é formado por água.
A água é imprescindível ao nosso corpo. Uma vez desidratado ele sofre o fenómeno do envelhecimento.

Utilizamos a água todos os dias, em inúmeros momentos, não só na alimentação e higiene pessoal, como para tantas e mais variadas outras coisas. Um bom exemplo é a hidro-eléctrica, isto é, a água faz girar uma hélice que, aliada a outros factores, cria a energia eléctrica que vai para as nossas casas.

Infelizmente, também existem algumas pessoas que pensam que a água, no caso os rios, lagoas e mar, são lixeiras e utilizam-nos como caixote do lixo. A água é assim, um bem que assume uma grande importância nas nossas vidas, sem a qual não podemos viver. A nossa colaboração é preciosa para que ela nunca falte. Não podes esquecer isto: ÁGUA É VIDA !!!

Características da água e Processos de tratamento da água

A água pura apresenta diversas propriedades bem características :

incolor (não tem cor)
inodora (não tem cheiro)
insípida (não tem sabor)

Quando se adiciona à água, por exemplo, o açúcar ou o sal, verificamos que estes se "desfazem" completamente na água, deixando de se verem. Este fenómeno designa-se por dissolução e a mistura obtida é uma solução. Neste caso as substâncias dizem-se solúveis.
Numa solução, a substância que se dissolve chama-se soluto e o líquido em que esta se dissolve é o solvente.
Apesar de a água ser um bom solvente há substâncias, como por exemplo o azeite e o crude que não se dissolvem nela, pelo que se designam por substâncias insolúveis.
Na natureza não existe água pura. A água da chuva; a água fresca de um poço; a água límpida do regato; a água do mar onde tantos peixes vivem não é pura. Mas pode ser, ou não, própria para consumo. A água própria para consumo chama-se água potável. A água salobra é imprópria para beber por ter grande quantidade de substâncias dissolvidas.
A água inquinada tem micróbios que causam doenças.

PROCESSOS DE TRATAMENTO DA ÁGUA

A água imprópria para consumo pode tornar-se utilizável depois de tratada por processos adequados. Já estudámos os seguintes:

DECANTAÇÃO



Consiste na separação das impurezas, deixando repousar a água para que as partículas se depositem no fundo do recipiente.Depois, verte-se lentamente a água para outro recipiente. Também podemos usar a decantação para separar líquidos.

FILTRAÇÃO


Consiste na passagem da água através de filtros que retêm as partículas em suspensão.

DESINFECÇÃO ou CLORAGEM
Consiste na adição de substâncias químicas, geralmente cloro, em quantidades determinadas.

FERVURA
A água deve ferver entre 10 a 15 minutos.

segunda-feira, 12 de março de 2007

Água

A água é uma substância que parece incolor a olho nú, inodora e insípida, essencial a todas as formas de vida, composta por hidrogénio e oxigénio. É uma substância abundante na Terra, cobrindo cerca de três quartos da superfície do planeta, encontrando-se principalmente nos oceanos e calotes polares, mas também noutros locais em forma de nuvens, água de chuva, rios, aquíferos ou gelo. A fórmula química da água é H2O.

domingo, 11 de março de 2007

Água no estado sólido

Água no estado líquido

Água no estado gasoso


A água que existe na atmosfera encontra-se no estado gasoso.
Não se esqueçam que a partir do momento em que se formam as nuvens a água passa, novamente, ao estado líquido

Espero que tenhas gostado. Deixa sempre um comentário para me ajudar a melhorar o blogue.

Volta sempre