sexta-feira, 5 de agosto de 2011

A VIDA DAS ABELHAS

Assiste ao filme para conheceres melhor a vida das abelhas (clica no título)


As abelhas, assim como muitos outros insetos, têm uma grande importância para a vida do nosso planeta: são responsáveis, em grande parte, pela polinização, interferindo assim com a produtividade dos campos agrícolas e são ainda as produtoras do mel, da cera e da geleia real, entre outros produtos.
As abelhas só atacam quando se sentem perturbadas ou agredidas. Elas possuem um ferrão na região posterior do corpo que serve para inocular veneno, a apitoxina. A sua picada pode causar reações alérgicas ou mesmo a morte, dependendo da quantidade de apitoxina inoculada. Não devemos efetuar movimentos bruscos para afastar as abelhas pois elas podem sentir-se ameaçadas e neste caso atacar. Quando a abelha espeta o ferrão no ser humano ela morre porque, na tentativa de se soltar, uma parte do seu abdómen fica preso à pele humana.
Na sociedade das abelhas distinguem-se três castas: a rainha, o zangão e as operárias.


A rainha é a única fêmea fértil, responsável pela postura de ovos. Vive entre 2 a 5 anos.
As operárias são fêmeas estéreis. As operárias são encarregadas de defenderem a colmeia, obter alimento (néctar e pólen) e produzir a cera e o mel.
Os zangões são machos férteis  e a sua principal função é fecundar a rainha.

A rainha é fecundada fora da colmeia no chamado vôo nupcial. Os óvulos transformam-se em larvas. As larvas que recebem como alimento mel e pólen tranformam-se em operárias; já as que recebem uma secreção glandular produzida pelas obreiras e chamada de geléia real evoluem para as rainhas. Os óvulos não fecundados, através de um processo designado por partenogênese, originam os zangões. Após o vôo nupcial, o zangões são expulsos e morrem .

A conhecida "dança das abelhas" constitui um ritual no qual uma abelha informa às demais a localização do alimento, em relação ao sol e à colmeia.





Espero que tenhas gostado. Deixa sempre um comentário para me ajudar a melhorar o blogue.

Volta sempre