domingo, 27 de fevereiro de 2011

O maravilhoso mundo microscópico




O MICROSCÓPIO

No século XVI, o aperfeiçoamento dos sistemas de lentes, expandiu-se. Antonie Van Leeuwenhoek e Zacharias Jansen, fabricantes de óculos, desenvolveram os primeiros microscópios simples e compostos, respectivamente. Estes aparelhos utilizavam a luz reflectida pelo objecto fortemente iluminado. Vários modelos foram a seguir construídos, entre os quais alguns de valor histórico, como por exemplo, o de Robert Hooke.
Os microscópios óticos modernos são descendentes sofisticados do microscópio composto de Hooke e muito mais poderosos do que os pequenos instrumentos usados pelos cientistas no início do século XVII. Estão dotados de 2 sistemas de lentes de cristal (oculares e objetivas) que produzem ampliações de imagem que vão em geral de 100 a 1000 vezes, deste modo revelando detalhes, até então invisíveis para a nossa visão.

O microscópio eletrónico foi inventado no início dos anos 30, por Ernest Ruska e Max Knoff. Esses instrumentos utilizam feixes de eletrões e lentes eletromagnéticas, em vez da luz e das lentes de vidro, permitindo ampliações até um milhão de vezes.
Hoje em dia há 3 tipos básicos de microscópio eletrónico: transmissão (para observação de cortes ultrafinos), varrimento (para observação de superfícies) e tunelamento (para visualização de átomos).


A CÉLULA - UNIDADE BÁSICA DOS SERES VIVOS

terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Dionaea muscipula, planta carnívora

As folhas das plantas carnívoras funcionam como armadilha, facilitando a atracção e captura das presas.





Espero que tenhas gostado. Deixa sempre um comentário para me ajudar a melhorar o blogue.

Volta sempre