quinta-feira, 18 de novembro de 2010

ONDE SE DESENVOLVE O EMBRIÃO DOS ANIMAIS



Os animais, assim como todos os seres vivos, são capazes de se reproduzir. 
Isso significa que eles podem dar origem a novos indivíduos da mesma espécie, permitindo que esta não se extinga.


Animais ovíparos são aqueles cujo embrião se desenvolve dentro de um ovo em ambiente externo sem ligação com o corpo da mãe. 
O desenvolvimento do embrião depende do material nutritivo que tem dentro do ovo.




A maioria dos peixes, répteis e invertebrados, alguns mamíferos, como o ornitorrinco, e todas as aves, são ovíparos. 














VEJAMOS AGORA ALGUNS ANIMAIS VIVÍPAROS.

Animais vivíparos são aqueles cujo embrião se desenvolve dentro do corpo da mãe, numa estrutura que lhe fornece os nutrientes necessários ao seu desenvolvimento e retira os produtos de excreção.
São vivíparos a maior parte dos mamíferos e alguns peixes, répteis, anfíbios e insetos.





Há também animais que são ovovivíparos

Animais ovovivíparos são aqueles cujo embrião se desenvolve dentro de um ovo alojado dentro do corpo da mãe. O embrião recebe assim protecção, mas desenvolve-se a partir do material nutritivo existente dentro do ovo. Os ovos eclodem no oviduto materno sem que exista ligação alguma entre a progenitora e o embrião. Alguns peixes, répteis e invertebrados são ovovivíparos.

OS ANIMAIS ENSINAM A SALVAR O PLANETA

O CANGURU: UM ANIMAL VIVÍPARO MUITO ESPECIAL

canguru

O canguru é um animal vivíparo cujos embriões se desenvolvem no útero e nascem precocemente (sem estar completamente formados), terminando o desenvolvimento no interior de uma bolsa de pele (o marsúpio), uma extensão ventral da barriga da mãe.

Estes mamíferos com placenta rudimentar, portanto com reduzido período gestacional (de 13 a 35 dias), inicialmente alojam os embriões no interior da cavidade uterina, até que se esgotem as reservas alimentares. Após o nascimento estes pequenos seres, ainda imaturos, agarram-se aos pêlos da mãe e deslocam-se em direcção ao marsúpio. Aí completam o seu desenvolvimento agarrados a um mamilo para a sucção do leite materno.
Como terminam o seu desenvolvimento dentro do marsúpio são chamados de marsupiais. Os marsupiais mais conhecidos são: os cangurus, os coalas e o demónio da Tasmânia (Austrália), os gambás e as cuícas (América do Sul).

demónio da Tasmânia


Espero que tenhas gostado. Deixa sempre um comentário para me ajudar a melhorar o blogue.

Volta sempre